Comunidade Divina MIsericórdia

terça-feira, 16 de março de 2010

VIVER A DIVINA PROVIÊNCIA.



Deus está preparando os seus eleitos para dependerem unicamente de Deus, para terem o necessário. E eu digo: não lhes faltará o necessário até a vinda do Senhor.

Gente, o Senhor quer que aprendamos a depender d'Ele, e isso é um aprendizado, e todo aprendizado tem um método. Deus está fazendo com que a gente aprenda a depender totalmente d'Ele. Como aconteceu com o profeta Elias, era o corvo que trazia todo dia pão e carne. A água ele tinha ali no rio, um córrego bem pequeno.

O sistema deste mundo nos acostumou a ter tudo em abundância. Nosso Pai nos dá somente o necessário, "É O PÃO NOSSO DE CADA DIA", é o suficiente para cada dia. Gente, Deus está dizendo para nós: "Meus filhos, vocês precisam aprender a confiar na Providência de Deus".

Por que os lírios dos campos têm tudo? Porque eles seguem o sistema de Deus! Se Deus cuida das flores, que um dia secarão e morrerão, que dirá de nós, que somos filhos. O que precisamos fazer é sair o mais depressa possível do sistema do mundo e mergulhar no sistema de Deus, que é a Providência Divina. É preciso fazer a experiência!

Trecho do livro "Fragmentos de uma vida em Deus" de monsenhor Jonas Abib


Monsenhor Jonas Abib

Além do trabalho como voçê preenche o seu dia.



Precisamos aproveitar bem o nosso dia, porque ele é precioso e muito bem definido por Deus. Desfrutemos dele sadiamente, renunciando ao egoísmo e ao mal, decididos a viver todos os momentos com o Senhor. Dessa forma, transformamos o dia de hoje e todos os dias de nossa vida em eternidade.

Hoje não é nem pode ser apenas mais um dia na nossa vida. Precisamos dar a ele um sentido, preenchendo-o com constantes e fervorosas orações e generosas ações. Não há coisa melhor do que fazer todas as coisas em união com Jesus. Em muitos momentos, ao longo do dia, muitas pessoas se sentem nervosas, deprimidas e vazias, justamente porque realizam as suas atividades, sozinhas, sem contar com a ajuda e a presença do Senhor.

Este dia pode se tornar um tempo de graça se nos deixarmos guiar pela voz do Senhor Jesus, que tem um desígnio de misericórdia para cada um em particular e quer nos direcionar e nos ensinar como devemos fazer todas as coisas.

“Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo!” (Efésios 5, 20).

Rezemos, com confiança, ao longo de todo este dia:

Liturgia Diaria.



Evangelho (João 5,17-30)
Quarta-Feira, 17 de Março de 2010
4ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O que a fé não pode realizar?


A Igreja ensina que a fé não dispensa e nunca dispensará os esforços que nos cabem. Dias atrás aprendi um provérbio alemão que orienta que "Deus dá as nozes, mas não as quebra." Quem para naquilo que Deus pode fazer, deixa de experimentar a plenitude da fé, por imaginar - de forma equivocada - que o Senhor faria tudo.

Por favor, medite sobre isso! Mude o que tem que ser mudado!

COLOCAR EM PRÁTICA A PALAVRA DE DEUS!

Colocar em prática a Palavra de Deus
A Palavra de Deus é como uma receita. De que adianta ter uma receita se não a fazemos? De que adianta alguém ter uma coleção enorme de receitas se não as põe em prática? É assim com a Palavra de Deus. Da mesma forma, não adianta nada conhecer tantas coisas das Sagradas Escrituras se não as colocamos em prática. Pelo contrário, a própria Palavra que você conhece irá condená-lo: exatamente porque você a conhece e não a coloca em prática.

Muitas vezes, você não coloca a Palavra de Deus em prática porque julga que ela “não funciona”, pensando assim: “Não dá para fazer isso! Não é possível! Como é que vou amar meus inimigos? Como vou rezar por aqueles que me perseguiram, me caluniaram? Como vou perdoar uma pessoa que me fez tanto mal? Eu não consigo! Como é que vou confiar totalmente em Deus, como os lírios do campo, como as aves do céu? As aves são as aves. O lírios são os lírios. Eu sou gente. Tenho família, casa, compromissos. Preciso pagar o aluguel no final do mês, comprar comida, pagar as contas atrasadas. Preciso me preocupar com tudo isso!”

Você julga que a Palavra de Deus é bonita, mas não é aplicável na prática. Se criamos coragem e a colocamos em prática, logo começamos a perceber que ela “funciona”. A Palavra que foi plantada em seu coração se realiza. O Espírito Santo, que está em você, lhe dá forças para vivê-la, mesmo que no início isso pareça difícil.

Peça ao Senhor que lhe dê esta convicção: a Palavra “funciona”. É necessário, é urgente colocá-la em prática para não receber do Senhor este tratamento: “Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que cometeis a iniquidade!” (Mateus 7,23).

Monsenhor Jonas Abib

Acreditar no Verdadeiro Amigo é o segredo



Desde a hora em que acordamos até a hora em que nos deitamos precisamos fazer escolhas, e se as fazemos é porque acreditamos que vai dar certo, no entanto, muitas delas não são acertadas; até temos boa intenção, mas, muitas vezes, falta-nos uma visão mais clara diante das situações que surgem.

Graças a Deus, nunca estamos sozinhos, porque Jesus está conosco todos os dias da nossa vida e quer que contemos com Ele em toda e qualquer situação.

Com simplicidade de coração, antes de tomar uma decisão, paremos, e por um instante, perguntemos: “Senhor, qual é a Tua vontade nesta situação?” E imediatamente Ele virá em nosso socorro, porque Ele é pronto em nos ajudar. Da nossa parte é só obedecer o que Ele nos indicar, e pela fé na Palavra de Jesus, colheremos grandes frutos.

“Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!” (Sl 29).

Senhor, queremos fazer todas as coisas hoje contigo.

Liturgia Diaria.



Evangelho (João 5,1-16)
Terça-Feira, 16 de Março de 2010
4ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Glória a vós, Senhor.

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.