Comunidade Divina MIsericórdia

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Na verdade e pela verdade somos livres



Vamos hoje ao longo de todo este dia fazer a experiência de falar somente a verdade, e nada mais do que a verdade?

“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).

Façamos um trato com o Espírito Santo da verdade assim: Quando falarmos qualquer coisa que não provém da verdade, que o próprio Espírito segure os nossos lábios, ou se houver em nós a intenção de falar mentira, que o Ele mesmo trave a nossa língua. Cada um de nós pode fazer este trato do jeito que quiser, contanto que dos nossos lábios a partir de hoje só saia a verdade.

Senhor, dá-nos hoje a plenitude do Espírito Santo, para que pensemos, falemos e vivamos na verdade.

Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

Santo do dia



São José Pignatelli
14 de Novembro





José Pignatelli nasceu em 1737 em Saragoça, do ramo espanhol de uma nobilíssima família do reino de Nápoles. Perdendo a mãe aos cinco anos, veio para esta cidade onde recebeu, de uma irmã, ótima educação católica. Voltando para Espanha, aos quinze anos entrou na Companhia de Jesus. Feito o Noviciado e emitidos depois os primeiros votos em Tarragona, aplicou-se aos estudos, primeiro em Manresa e depois nos colégios de Bilbau e de Saragoça. Ordenado sacerdote, dedicou-se ao ensino das letras e, com grande fruto, aos ministérios apostólicos.

Levantou-se porém uma grande perseguição contra a Companhia de Jesus e ele figurou entre os jesuítas que foram expulsos da Espanha para a Córsega. Entre adversidades, mostrou o Padre Pignatelli grande fortaleza e constância; foi por isso nomeado Provincial de todos esses exilados. E recomendaram-lhe especial cuidado pelos mais jovens, o que ele praticou com grande zelo.

Da Córsega foi obrigado a transferir-se, com os outros, para várias regiões, vindo finalmente a fixar-se em Ferrara (Itália), onde fez a profissão solene de quatro votos.

Pouco depois, sendo a Companhia de Jesus dissolvida por Clemente XIV, em 1773, Padre Pignatelli deu exemplo extraordinário de perfeita obediência à Sé Apostólica como também de intenso amor para com a Companhia de Jesus. Indo para Bolonha e, estando proibido de exercer o ministério apostólico com as almas, durante quase vinte e cinco anos entregou-se totalmente ao estudo, reunindo uma biblioteca de valor, dando-se principalmente a obras de caridade para com os antigos membros da suprimida Companhia. Logo, porém, que lhe foi possível, pediu para ser recebido na Família Inaciana existente na Rússia, onde reinava Catarina, que sendo cismática não aceitara a supressão vinda de Roma.

Os jesuítas da Rússia ligaram-se a bom número de ex-jesuítas italianos, e Padre Pignatelli uniu-se a todos eles, tendo-lhe sido permitido renovar a profissão solene. Com licença do Papa Pio VI, foi construída uma casa para noviços no ducado de Parma, onde o Padre Pignatelli foi reitor. Em 1804, Pio VII restaurou a Companhia de Jesus no reino de Nápoles, e o Padre Pignatelli vem a ser Provincial. Mas o exército francês aparece e dispersa este grupo de jesuítas. Em 1806, transfere-se para Roma onde é muito bem recebido pelo Sumo Pontífice. Os franceses, que estão a ocupar Roma, toleram-no. No silêncio, Padre Pignatelli vai preparando o renascimento da sua Companhia. Este fato ocorre em 1814, com o citado Papa beneditino Pio VII.

Mas o Padre Pignatelli já tinha morrido em 1811, com setenta e quatro anos. O funeral decorreu quase secretamente.

Foi beatificado por Pio XI em 1933, que chamou o santo de "o principal anel da cadeia entre a Companhia que existira e a Companhia que ia existir,... o restaurador dos Jesuítas".

Profundo devoto do Sagrado Coração de Jesus e da Virgem Santíssima, homem adorador (passava noites inteiras diante do Santíssimo Sacramento), São José Pignatelli foi canonizado em 1954 pelo Papa Pio XII.

São José Pignatelli, rogai por nós!

Liturgia diaria



Evangelho (Lucas 18,1-8)
Sábado, 14 de Novembro de 2009


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Como está a sua casa



As nossas casas precisam ser santuários da vida. A presença de Deus precisa ser constante nos nossos lares, para que a vida seja fecunda. Olhando, hoje, para a sua casa, você pode dizer que ela tem sido um santuário da vida? Quando as pessoas visitam o seu lar, o que elas dizem? E você? Como se sente na sua própria casa? Há pessoas que se sentem angustiadas quando estão em casa, porque não há um clima de paz, de amor e de amizade.

Talvez hoje precisemos retirar do nosso lar muitas coisas que geram divisão e tensão. Preenchamos a nossa casa com a oração, porque somente assim poderemos viver na alegria, no amor e na unidade.

O Senhor, na Sua Palavra, nos diz assim: “Minha casa será casa de oração” (Lc 19,46b).

Façamos, hoje, a experiência de entregar as rédeas da nossa casa nas mãos de Jesus, para que Ele ponha ordem em tudo o que está fora do lugar. Façamos isso com confiança no amor que o Senhor tem por cada um da nossa família.

Jesus, eu confio em Vós!

A divina providência é a mesma para com todos



É maravilhoso acordarmos e sabermos que a Providência Divina é a mesma para todos, desde sempre, e que o sol brilha sobre todos, independentemente de sermos pequenos ou grandes, porque foi Deus quem nos criou. Isso nos encoraja a irmos ao encontro d’Ele em todos os momentos, principalmente quando tudo fica obscurecido e não sabemos o que fazer humanamente.

A exemplo dos dez leprosos recorramos hoje ao Senhor e gritemos como eles: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós” (Lc 17,13) e com certeza o Senhor nos socorrerá.

Desde já agradeçamos ao bom Deus por toda a manifestação da Sua Providência na nossa vida.

Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

Santo do dia



São Josafá
12 de Novembro


Hoje celebramos a memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo. João Kuncevicz nasceu em Wladimir (Ucrânia), no ano de 1580, numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana.

Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que, tocado pelo Espírito do Senhor, abraçou a fé católica e entrou para a Ordem de São Basílio, na qual, como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se Arcebispo de Polotsk em 1618 e lutar pela formação do Clero, pela catequese do povo e pela evangelização de todos.

São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem unidos na Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de "uniatas", ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstolos, segundo os ortodoxos. Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Dessa forma, entrou no Céu, donde continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Josafá, rogai por nós!

Liturgia diaria



Evangelho (Lucas 17,20-25)
Quinta-Feira, 12 de Novembro de 2009
São Josafá


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Não há liberdade sem verdade



Peçamos, hoje, ao Espírito Santo, a graça de entendermos de uma vez por todas que somente a verdade nos conduz à liberdade. “Conhecereis a verdade e a verdade fará de vós homens livres” (Jo 8, 32).

O inimigo de Deus, muitas vezes, coloca em nós medo dessa virtude, porque ele é o pai da mentira e quer que vivamos atrelados a ele. O Senhor nos criou para a liberdade e precisamos viver como filhos livres na casa do Pai.

Esse sentimento negativo [medo] escraviza e atormenta os filhos de Deus, mas o Senhor nos diz em muitas passagens bíblicas: “Não temas!” Viver com medo é viver pela metade e o Senhor veio a este mundo para que tenhamos vida plena.

Reze, hoje, incessantemente com esta passagem bíblica:

“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).

Jesus, eu confio em Vós!

O novo sempre novo



Hoje é um novo dia e tudo deve ser vivido de maneira nova. É tempo de buscarmos as novidades de Deus na nossa vida.

Eu louvo a Deus, de coração, porque a Canção Nova foi suscitada por Ele para trazer o novo, porque n’Ele tudo se renova, tudo cresce e prospera, pois o Espírito Santo de Deus faz novas todas as coisas. Não dá para pensarmos hoje como pensávamos ontem ou há duas semanas; cada momento é um novo tempo e diante de cada situação devemos dar novas respostas.

Enchamos hoje o nosso coração de um profundo louvor a Deus e de gratidão, porque n’Ele tudo se faz novo e ganha um novo sentido.

“Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca” (Sl 33).

Jesus, eu confio em Vós!

Santo do dia


São Martinho de Tours
11 de Novembro


Hoje celebramos a memória do Bispo São Martinho, que tornou-se intercessor e modelo de apostolado para todos nós.

Nasceu em 316 na Panônia (atual Hungria), numa família pagã que da parte do pai (oficial do exército romano) fez de Martinho um militar, enquanto o Pai do Céu o estava fazendo cristão, já que começou a fazer o Catecumenato.

Certa vez quando militar, mas ainda não batizado, Martinho partiu em duas partes seu manto para dá-lo a um pobre, e assim Jesus aparece-lhe durante a noite e disse-lhe: "Martinho, principiante na fé, cobriu-me com este manto". Então este homem de Deus foi batizado e abandonou a vida militar para viver intensamente a vida religiosa e as inspirações do Espírito Santo para sua vida.

Com a direção e ajuda do Bispo Hilário, Martinho tornou-se monge, Diácono, fundador do primeiro mosteiro na França e depois sacerdote que formava os seus "filhos" para a contemplação e ao mesmo tempo para a missão de evangelizar os pagãos; diferenciando-se com isso dos mosteiros do Oriente.

Por ser fiel no pouco, São Martinho recebeu o mais, que veio com a sua Ordenação para Bispo em Tours. Isto não o impediu de fundar ainda muitos outros mosteiros a fim de melhor evangelizar sua Diocese. Entrou no Céu em 397.

São Martinho de Tours, rogai por nós!

Liturgia diaria



Evangelho (Lucas 17,11-19)
Quarta-Feira, 11 de Novembro de 2009
São Martinho de Tours

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um sama­ritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Santo do dia


São Leão Magno
10 de Novembro


O santo de hoje mostrou-se digno de receber o título de "Magno", que significa Grande, isto porque é considerado um dos maiores Papas da história da Igreja, grande no trabalho e na santidade. São Leão Magno nasceu em Toscana (Itália) no ano de 395 e depois de entrar jovem no seminário, serviu a diocese num sacerdócio santo e prestativo.

Ao ser eleito Papa, em 440, teve que evangelizar e governar a Igreja numa época brusca do Império Romano, pois já sofria com as heresias e invasões dos povos bárbaros, com suas violentas invasões. São Leão enfrentou e condenou o veneno de várias mentiras doutrinais, porém, combateu com intenso fervor o monofisismo que defendia, mentirosamente, ter Jesus Cristo uma só natureza e não a Divina e a humana em uma só pessoa como é a verdade. O Concílio de Calcedônia foi o triunfo da doutrina e da autoridade do grande Pontífice. Os 500 Bispos que o Imperador convocara, para resolverem sobra a questão do monofisismo, limitaram-se a ler a carta papal, exclamando ao mesmo tempo: "Roma falou por meio de Leão, a causa está decidida; causa finita est".

Quanto à dimensão social, Leão foi crescendo, já que com a vitória dos desordeiros bárbaros sobre as forças do Império Romano, a última esperança era o eloquente e santo Doutor da Igreja, que conseguiu salvar da destruição, a Itália, Roma e muitas pessoas. Átila ultrapassara os Alpes e entrara na Itália. O Imperador fugia e os generais romanos escondiam-se. O Papa era a única força capaz de impedir a ruína universal. São Leão sai ao encontro do conquistador bárbaro, acampado às portas de Mântua. É certo que o bárbaro abrandou-se ao ver diante de si, em atitude de suplicante, o Pontífice dos cristãos e retrocedeu com todo o seu exército.

Dentre tantas riquezas em obras e escritos, São Leão Magno deixou-nos este grito: "Toma consciência, ó cristão da tua dignidade, já que participas da natureza Divina".

Entrou no Céu no ano de 461.


São Leão Magno... rogai por nós!

Santo do dia



Evangelho (Lucas 17,7-10)
Terça-Feira, 10 de Novembro de 2009
São Leão Magno

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.