Comunidade Divina MIsericórdia

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

NOTA DE FALECIMENTO



Com pesar, a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, informa o falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann – Fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança. Dra. Zilda estava em uma missão humanitária no Haiti e o Gabinete da Presidência da República confirmou que ela encontra-se entre em as vítimas do forte terremoto que abalou o Haiti nesta terça-feira, 12 de janeiro.
Dra. Zilda estava no Haiti participando da Conferência dos Religiosos daqueles país e também para motivar os líderes e voluntários da Pastoral da Criança no Haiti que trabalham com crianças, gestantes e famílias.
O Senador Flávio Arns, sobrinho da Dra. Zilda Arns, está indo para o Haiti, em missão oficial com o Governo Brasileiro.
Fonte: Pastoral da Criança

A nossa força está em nossa fé!!



“E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé” (I Jo 4,4b).

A nossa força está em nossa fé em Jesus Cristo, que nos amou e se entregou por nós.

Um grande diferencial para este novo dia é iniciá-lo confiando todas as coisas aos cuidados do Senhor, por mais difíceis que estas sejam, e mais ainda: deixar que o poder da fé ative todo o nosso potencial de filhos de Deus e nos conduza ao verdadeiro caminho, decididamente, de modo que produzamos verdadeiros frutos de uma vida santa e feliz, porque este é o apelo que Cristo nos faz hoje: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 15b).

Jesus, hoje, queremos caminhar guiados pela fé no Teu santo Nome.

Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

Como as pessoas reagem com a sua presença!



Você já deve ter encontrado pessoas e seus olhos se enchido de lágrimas; tal a emoção que elas despertam, não pela beleza exterior, mas pelo que elas trazem do seu interior. Com Madre Teresa de Calcutá era assim: eu vivi esta experiência ao vê-la num Congresso em Roma. Também com Dom Ascona, Bispo da Ilha de Marajó, experimentei essa emoção ao vê-lo pregar para a Renovação Carismática Católica.

Não é o que essas pessoas falam, porque qualquer um poderia falar como elas, mas é a graça que elas despertam com a sua presença.

Jesus disse: ”Quem crer em mim, do seu interior manarão rios de água viva” (Jo 7,37). É a presença do Espírito Santo nelas que faz a diferença!Essas pessoas se deixaram transformar do “homem velho”, marcado pelo pecado, pela rebeldia, pelo orgulho, pela vaidade, pelo egoísmo; para a “criatura nova”, cheia de santidade e virtudes.

E nós? O que estamos fazendo para ser melhores, para ser mais santos? As pessoas ficam mais felizes ao nos verem? Ou visivelmente desapontadas?

Quanto mais trabalhados e curados pelo Espírito Santo, tanto mais felizes seremos, fazendo felizes os que convivem conosco.

Eu me decidi fazer os outros felizes! E você? Lembre-se: amar é decisão.

Vinde, Espírito Santo! Vinde nos curar.
Vinde, Espírito Santo, iluminai o nosso interior e dai-nos a graça de nos deixar transformar!

Jesus, eu confio em Vós!

Santo do dia



Santa Elisabete Ana Bayley Seton
14 de Janeiro



Primeira norte-americana a ser canonizada. Em 1975, sob o pontificado do papa Paulo VI, nasceu nos Estados Unidos, no ano de 1774 dentro de uma família cuja mãe era uma cristã não católica e o pai, conhecido como médico muito atarefado e famoso. A mãe faleceu e, infelizmente, a madrasta fazia sofrer Santa Elisabete. Seu refúgio era a oração e a Palavra de Deus. Era alguém que buscava cumprir os mandamentos do Senhor, responder como Cristo respondeu aos sofrimentos do seu tempo.

Santa Elisabete Ana Bayley Seton chegou a casar-se, teve vários filhos, mas, por falência de seu esposo, tiveram que entrar no ritmo da migração dos Estados Unidos para a Itália. Com as dificuldades da viagem e a fragilidade de seu esposo, ele faleceu. Ela continuou até chegar à Itália e ser acolhida por uma família amiga. Era uma família feliz porque seguiam a Cristo como católicos praticantes. Tudo aquilo foi mexendo com o coração de Santa Elisabete e ela quis se tornar católica. Não se sabe ao certo se tornou-se católica ali na Itália ou nos Estados Unidos, mas o fato é que retornou para os Estados Unidos, foi acolhida pela Igreja de Cristo Católica, mas pelos familiares que eram cristãos de outra igreja, não foi bem acolhida; foi até perseguida.

De fato, o ecumenismo é uma conquista de cada dia e em todos os tempos. Santa Elisabete Ana Bayley teve uma dificuldade com uma minoria católica de tal forma, pois não encontrava espaço para a educação dos filhos, que inspiradamente começou uma obra que chegou a ser uma Congregação das irmãs de São José, com o objetivo de formar as crianças numa fé cristã e católica.

Santa Elisabete, com apenas 47 anos, faleceu; mas deixou para todos os cristãos católicos do mundo inteiro o testemunho de um coração que buscou, em tudo, a obediência ao Senhor.

Santa Elisabete Ana Bayley, rogai por nós!

Liturgia diaria



Evangelho (Marcos 2,1-12)
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2010
1ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor!

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta.
3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.
5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.
8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?
10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”
12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Assumamos a nossa verdade.



A maior liberdade se dá quando temos a coragem de assumir diante de Deus, de nós mesmos e das pessoas a nossa verdade, mesmo quando esta se apresenta desencontrada.

É uma realidade maravilhosa derramarmos o nosso coração, as nossas fraquezas, sonhos e lutas diante do Senhor, porque o socorro divino nos é manifestado diante da nossa sinceridade de coração na presença d’Ele, como Ana o experimentou ao derramar o coração diante do Altíssimo por ser estéril e sentir-se muito humilhada por isso.

“Ana, com o coração cheio de amargura, orou ao Senhor, derramando lágrimas copiosas” (I Sm 1,10), e o Senhor escutou a sua oração: “Ana concebeu e, no devido tempo, deu à luz um filho e chamou-o Samuel, porque, disse ela: eu pedi ao Senhor” (I Sm 1,20).

O Senhor ouve a nossa oração e nos dá o Seu socorro na hora oportuna.

Jesus, eu confio em Vós!

Santo do dia



Santo Hilário de Poitiers
13 de Janeiro



Um dos santos padres da Igreja de Cristo, ele nasceu no ano de 315, em Poitiers, na França. Buscava a felicidade; mas sua família, pagã, vivia segundo a filosofia hedonista, ligada ao povo grego-romano; ou seja, felicidade como sinônimo de prazeres, com puro bem-estar. Então, aquele jovem dado aos estudos, se perguntava quanto ao fim último do ser humano; não podia acabar tudo ali com a morte; foi perseguindo a verdade.

O Espírito Santo foi agindo até ele conhecer as Sagradas Escrituras. O Antigo Testamento o levou proclamar o Deus uno, que merece toda a adoração. Passando para o Novo Testamento, Santo Hilário foi evangelizado e, numa busca constante, ele se viu necessitado do santo batismo, entrar para Igreja de Cristo e se fazer membro deste Corpo Místico. Em 345, foi batizado. Não demorou muito já era sacerdote e, depois, ordenado bispo para o povo de Poitiers.

Ele sofria com as heresias do arianismo. Santo Hilário, pela sua pregação e seus escritos, foi chamado "O Atanásio do Ocidente", porque ele combateu o Arianismo do Oriente. No tempo em que o imperador Constâncio começou a apoiar esta heresia, Santo Hilário não teve medo das autoridades. Se era para o bem do povo, ele anunciava com ousadia até ser exilado, mas não deixou de evangelizar nem mesmo na cadeia. Por conselho, o próprio imperador o assumiu de volta em 360, porque os conselheiros sabiam da grande influência desse santo bispo que não ficava apenas em Poitiers, mas percorria toda a França.

Ele voltou, convocou um Concílio em Paris, participou de tantos outros conselhos no ocidente, mas sempre defendendo essa verdade que é Jesus Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro homem.

Santo Hilário de Poitiers foi se consumindo por essa verdade. Pelos seus escritos que chegam até o tempo de hoje, percebe-se este amor por Jesus Cristo. Não só numa busca pessoal, mas de promover a salvação dos outros. No século IV, ele partiu para a glória.

Santo Hilário de Poitiers, rogai por nós!

Liturgia diaria



Evangelho (Marcos 1,29-39)
Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2010
Santo Hilário


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Liturgia diaria



Evangelho (Marcos 1,21b-28)
Terça-Feira, 12 de Janeiro de 2010
1ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.