A Igreja nunca duvidou dessa verdade
Desde que Jesus instituiu a Eucaristia na Santa Ceia, a Igreja nunca cessou de celebrá-la, crendo firmemente na presença do Senhor na Hóstia consagrada pelo sacerdote legitimamente ordenado pela Igreja. Nunca a Igreja duvidou da presença real do Corpo, Sangue, Alma e Divindade do Senhor na Eucaristia. Desde os primeiros séculos os Padres da Igreja ensinaram esta grande verdade recebida dos Apóstolos.
Na Última Ceia, Jesus foi muito claro: "Isto é o meu corpo". "Isto é o meu sangue" (Mt 26,26-28). Ele não falou de "símbolo", nem de "sinal", nem de "lembrança". São Paulo atesta a presença do Senhor na Eucaristia quando afirma: "O cálice de benção, que bebemos, não é a comunhão do Sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é a comunhão do Corpo de Cristo?" (1Cor 10,16).E o Apóstolo, que não estava na Última Ceia, recebeu esta certeza por revelação especial do Senhor a ele: "O Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: Tomai e comei; isto é o meu corpo, que será entregue por vós; fazei isto em memória de mim. Igualmente também, depois de ter ceado, tomou o cálice e disse: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto em memória de mim todas as vezes que o beberdes"(1Cor 11,23-29).
Sem dúvida a Eucaristia é o maior e o mais belo milagre que o Senhor realizou e quis que fosse repetido a cada Missa, para que Ele pudesse estar entre nós, a fim de nos curar e nos alimentar. "A Eucaristia é 'fonte e centro de toda a vida cristã' (LG,11). Os restantes sacramentos, porém, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa" (PO,5 e CIC n.1324).
O Catecismo da Igreja nos garante que "Os milagres da multiplicação dos pães... prefiguram a superabundância deste pão único da Eucaristia" (CIC, n.1335). Tudo o que foi dito até aqui está baseado principalmente nas próprias palavras de Jesus, naquele memorável discurso sobre a Eucaristia, na sinagoga de Cafarnaum, que São João relatou com detalhes no capítulo 6 do seu Evangelho: "Eu sou o Pão vivo que desceu do céu... Quem comer deste Pão viverá eternamente; e o Pão que eu darei é a minha carne para a salvação do mundo... O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia... Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida."
Não há como interpretar de modo diferente estas palavras, senão admitindo a presença real e maravilhosa do Senhor na Hóstia sagrada. Lamentavelmente a Cruz e a Eucaristia foram e continuam a ser "pedra de tropeço" para os que não crêem, mas Jesus exigiu até o fim esta fé. Aos próprios Apóstolos ele disse: "Também vós quereis ir embora?" (Jo 6,67). Ao que Pedro responde na fé, não pela inteligência: "Senhor, a quem iremos, só Tu tens palavras de vida eterna"(68). Nunca Jesus exigiu tanto a fé dos Apóstolos como neste momento. E, se exigiu tanto, sem dar maiores esclarecimentos como sempre fazia, é porque os discípulos tinham entendido muito bem do que se tratava, bem como o povo que o deixou dizendo:"Estas palavras são insuportáveis? Quem as pode escutar?" (Jo 6,60).
Também para cada um de nós a Eucaristia será sempre uma prova de fogo para a nossa fé; mas, crendo na palavra do Senhor e no ensinamento da Igreja, seremos felizes. Quando Lutero pôs em dúvida a presença real e permanente do Senhor na Eucaristia, o Concílio de Trento (1545-1563) assim se expressou: "Porque Cristo, nosso Redentor, disse que o que Ele oferecia sob a espécie do pão era verdadeiramente o seu Corpo, sempre na Igreja se teve esta convicção que o sagrado Concílio de novo declara: pela consagração do pão e do vinho opera-se a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo nosso Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue; e esta mudança, a Igreja católica chama-lhe com justeza e exatidão, transubstanciação" (DS, 1642; CIC n.1376).
Acima de tudo é preciso recordar que a Igreja recebeu do Senhor o carisma da infalibilidade em termos de fé e de moral, a fim de não permitir que os seus filhos sejam enganados no caminho da salvação (cf. Jo 14,15.25; 16,12-13). Portanto, o que a Igreja garante há vinte séculos, jamais podemos duvidar, sob pena de estarmos duvidando do próprio Jesus.
Para auxiliar a nossa fraqueza, Deus permitiu que muitos milagres eucarísticos acontecessem entre nós: Lanciano (sec VIII), Ferrara (1171), Orvieto (1264), Offida (1273), Sena (1330 e 1730),Turim (1453), etc., que atestam ainda hoje o Corpo vivo do Senhor na Eucaristia, comprovado pela própria ciência. Há tempos, foi traçado na Europa um "mapa eucarístico", que registra o local e a data de mais de 130 milagres, metade deles ocorridos na Itália.
Felipe Aquino
Comunidade Divina MIsericórdia
domingo, 6 de junho de 2010
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Nosso lugar definitivo não é aqui nesta terra
Quando plantamos qualquer hortaliça, primeiro a semeamos em um canteiro até que ela cresça um pouco, em uma terra fofa e bem regada. Depois, quando as mudas já estão maiores e mais fortes, são transplantadas para o canteiro definitivo. Este é o tempo: Deus semeou e está cuidando do lindo canteiro, que é a sua família.
Ninguém pode ser irresponsável com a própria família, porque o Senhor tem um grande apreço por ela. O Altíssimo não plantou hortaliças, e sim, filhos. Mas para quê? Para que lá no céu Ele plante um por um de nós, cada um a seu tempo, no canteiro definitivo.
Nosso lugar definitivo não é aqui nesta terra. O Senhor está preparando no céu o canteiro para cada um dos membros da nossa família. Esta é a nossa certeza, que gera em nós uma enorme esperança.
Monsenhor Jonas Abib
Ninguém pode ser irresponsável com a própria família, porque o Senhor tem um grande apreço por ela. O Altíssimo não plantou hortaliças, e sim, filhos. Mas para quê? Para que lá no céu Ele plante um por um de nós, cada um a seu tempo, no canteiro definitivo.
Nosso lugar definitivo não é aqui nesta terra. O Senhor está preparando no céu o canteiro para cada um dos membros da nossa família. Esta é a nossa certeza, que gera em nós uma enorme esperança.
Monsenhor Jonas Abib
Os Obstáculos devem nos impulsionar
Nós podemos e devemos fazer dos obstáculos trampolim para seguirmos em frente.
O que não conseguimos hoje, conseguiremos amanhã, ou depois de amanhã, ou mais tarde, o que não podemos é desisti dos nossos propósitos e nem dos desígnios de Deus a nosso respeito, por causa das dificuldades. Temos a ajuda de Deus sempre, como vai nos dizer São Paulo: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Retomemos hoje a confiança na bondade de Deus, que cuida de nós em todos os momentos, sem jamais desanimar.
Jesus, eu confio em vós!
POR QUE DEUS NÃO ME TRANSFORMA?
Já prestei atenção e concluí que existem coisas em mim – por piores que sejam – que Deus não muda. Ao contrário, permite que eu conviva com certas fraquezas e me educa para que eu não me inquiete nem me orgulhe.
É como um teste! Na verdade, é a oportunidade que tenho de Lhe dizer que meu amor por Ele funde-se naquilo que Ele é e não nas graças que me concede. Preste atenção! Verifique se o mesmo não se dá em você e não perca a oportunidade de dizer que você O ama pelo que Ele é e não pelo que faz por você!
Ricardo Sá
É como um teste! Na verdade, é a oportunidade que tenho de Lhe dizer que meu amor por Ele funde-se naquilo que Ele é e não nas graças que me concede. Preste atenção! Verifique se o mesmo não se dá em você e não perca a oportunidade de dizer que você O ama pelo que Ele é e não pelo que faz por você!
Ricardo Sá
Liturgia Diária.
Evangelho (Marcos 12,38-44)
Sábado, 5 de Junho de 2010
São Bonifácio
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: "Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação".
41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: "Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Não Basta ter,é preciso ser.
É vontade de Deus que tenhamos o necessário para que vivamos dignamente; mas somente o ter não é suficiente para a realização humana. Não basta ter, é preciso ser. O nosso valor não é medido por aquilo que possuímos, mas sim, por aquilo que somos: filhos de Deus. Embora vivamos num mundo no qual, aparentemente, vale-se por aquilo que se possui, a lógica de Deus é bem outra: Diante d’Ele valemos pelo que somos.
“Das obras do Senhor não se esqueçam” (Sl 76,12).
Não podemos trocar o ser pelo ter. É importante que tenhamos e o necessário para viver e é essencial que reconheçamos aquilo que somos: Imagem e semelhança de Deus. As duas coisas se completam; nisso consiste a nossa alegria e a nossa esperança. Por isso, devemos buscar o equilíbrio entre o ter e o ser.
Senhor, conceda-nos, hoje, a graça de viver o louvor e a gratidão, porque somos imagem e semelhança de Deus.
Jesus, eu confio em Vós!
Qual o Melhor amigo de DEUS?
Sem nenhum medo de errar afirmo que o tempo é o maior e melhor amigo de Deus. É ele quem mostra a verdade, cura as feridas, abranda as emoções, alivia tensões e nos faz ver o outro dia chegar.
Por favor, aproxime desse amigo e deixe-o ensinar-lhe a viver, a falar, a calar; por ser o melhor amigo de Deus, ele pode ser nosso também!
Ricardo Sá
Por favor, aproxime desse amigo e deixe-o ensinar-lhe a viver, a falar, a calar; por ser o melhor amigo de Deus, ele pode ser nosso também!
Ricardo Sá
Liturgia Diária.
Evangelho (Marcos 12,13-17)
Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
São Justino, Mártir
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: "Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?"
15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: "Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja". 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: "De quem é a figura e inscrição que estão nessa moeda?" Eles responderam: "De César".
17Então Jesus disse: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". E eles ficaram admirados com Jesus.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Assinar:
Postagens (Atom)




